Trata-se de uma campanha de Propaganda, CRM e Assessoria de Imprensa muito bem elaborada e executada, que envolveu anúncios em revistas especializadas e matérias nas principais revistas do Brasil, criada para a marca de automóveis AUDI e o lançamento do modelo A8 no país em 1996. Desenvolvida pela agência Ergos/Conexão (onde Sérgio Carvalho era diretor de arte e redator) em conjunto com a agência de Propaganda Almap.

Conhecido pela segurança que proporciona aos seus passageiros, o Audi A8 havia recebido inúmeros elogios da Imprensa especializada mundial em seu lançamento na Alemanha, então a idéia foi fazer um “Crash Test” aqui no Brasil, demonstrando a segurança do modelo para a Imprensa brasileira e a Mídia em geral. Para esse projeto foi montada uma infraestrutura especial no Sambódromo do Anhembi em São Paulo, que contava com uma pista por onde um carro A8 seria lançado em impacto direto contra um muro a cerca de 60Km/hora (o Crash Test), pista essa equipada com câmeras de vídeo e todo o equipamento necessário para a documentação do acidente programado.

A idéia era mostrar “in locco” a segurança do veículo, pois os repórteres poderiam ver o acidente e fotografar os resultados, comprovando que o sistema de Airbags e a construção do carro realmente proporcionam mais segurança aos passageiros em caso de acidente. Nesse case, Sérgio Carvalho desenvolveu toda a parte de comunicação e divulgação do evento, que envolvia os convites para os convidados e Imprensa, banners no local, credenciais de acesso e também o Press Kit.

Além do “Crash Test”, aproveitando a presença de grande público no local, também foi feito o lançamento da revista Audi Magazine, criada por Sérgio Carvalho desde seu número um, e que foi distribuída após o evento com fotos do “Crash Test” para os convidados, sendo esta uma ação pioneira em termos de CRM no mercado automobilístico em meados da década de 90.

O projeto da revista Audi Magazine previa que a publicação seria produzida e distribuída para um mailling VIP de possíveis compradores de carros importados e os proprietários de carros Audi, atuando como uma importante ferramenta de divulgação, CRM e fidelização à marca. Com uma diagramação especial desenvolvida por Sérgio Carvalho e matérias destinadas a um público de alto poder aquisitivo, a revista Audi Magazine logo tornou-se um sucesso entre os leitores, o que motivou sua venda e distribuição em bancas nos principais pontos do país até o ano de 2003.

Com tiragem atual de 35 mil exemplares e produzida pela Editora Trip, a revista foi relançada em 2006 e hoje continua com o mesmo approuch do seu lançamento em 1996, o que demonstra como um bom trabalho de criação, planejamento e Marketing pode gerar grandes resultados.

Veja o início da história da AUDI no Brasil: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2018/06/25/conheca-o-ex-assessor-de-senna-que-ajudou-a-fazer-imagem-da-audi-no-brasil.htm

 

Clique aqui para ver mais cases